20 de set. de 2016

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Ocorre sempre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

Mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde.

No Brasil, apesar de ter uma taxa inferior a outros países, foram registrados 11.821 casos em 2012, conforme informou o Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde.

Segundo o site da campanha, é preciso discutir o suicídio como um problema de saúde pública no país, uma vez que o tema ainda hoje é considerado tabu e o número de casos tem aumentado. "As pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não vêem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas", diz o texto.

Pelos dados oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e à maioria dos tipos de câncer. A esperança é o fato de que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.

Por isso, é necessário buscar ajuda e atenção de quem está a sua volta. Um dos canais de apoio é a entidade Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio online no site, pelo telefone 141, via Skype ou por e-mail.

O atendimento é feito por voluntários treinados. A conversa é anônima e tem sigilo completo. Falar é a melhor solução. Somos todos a favor da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário