5 de ago de 2011

VIVER ou RESOLVER o problema?

Na edição de julho da revista ÓTICA REVISTA saiu a matéria do responsável pelo departamente comercial da nossa agência, Christiano Barroso Rubio, que abordou a questão de como lidamos com nossos problemas e compartilhou algumas de suas experiências. Abaixo vocês conferem a matéria na íntegra:


VIVER ou RESOLVER o problema?

Pois é amigo (a), normalmente nós vivemos os problemas e esquecemos de resolvê-los, às vezes nos acomodamos ou simplesmente fugimos, o que eu considero pior.
É comum estarmos em um processo e não enxergarmos coisas importantes que poderíamos melhorar, porém, se tivermos uma visão global de qualquer processo, as chances de resolver nossos problemas serão maiores.

Minha mãe, por exemplo, sempre vive os problemas e nunca os resolve. Geralmente ela compartilha comigo, fico bravo com a situação, mesmo assim eu tento tranquilizá-la, dou conselhos, carinho, atenção e tento acalmá-la. Porém, eu nunca pensei em chegar a uma solução.

Há um tempo, fui visitá-la e como sempre, ela reclamou de um problema. Só que desta vez, eu estava inspirado e falei comigo mesmo: “Desta vez serei diferente, vou conseguir resolver este problema” e naquele instante “me caiu à ficha” que eu deveria ter uma postura diferente da que sempre tive.
Então, ao invés de me preocupar e viver este problema junto com ela, eu parei e disse: “Ótimo mãe, o que podemos fazer para resolver este problema?”.

Ela parou, ficou alguns segundos me olhando, e retrucou: “Filho, não dá para resolver, é um absurdo...”. E começou novamente a reclamar, foi então que veio a frase mágica: “Mãe, você quer VIVER ou RESOLVER este problema? Vamos resolver? Eu te ajudo”. Ela topou.

A grande lição dessa história, é que não temos tempo para PERDER tempo, temos muitas coisas para fazer. Precisamos gerar novos negócios, cuidar melhor de nossos clientes, inovar, gerir equipes, superar-nos diante da concorrência, ser pai, marido, fazer e manter amigos. É por isso que hoje eu digo, ao invés de ficar bravo, brigar, bater, enfim, de VIVER ou fugir do problema, pare alguns instantes e, se for preciso, pare por horas e veja como resolver o problema. Tenho certeza que você perceberá que não vale a pena conviver com eles.

RESOLVA OS PROBLEMAS E VIVA MELHOR!
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário