22 de ago de 2012

SEJA SEMPRE LEMBRADO!

SEJA SEMPRE LEMBRADO! by InterAGE
SEJA SEMPRE LEMBRADO!, a photo by InterAGE on Flickr.

Saiu na edição de julho da Ótica Revista matéria do responsável pela área comercial da nossa agência.
Entre outras coisas, é abordado a importância de se estreitar um relacionamento entre empresa e cliente e mantê-lo de forma que sua empresa seja sempre lembrada. Confira a matéria na íntegra:

SEJA SEMPRE LEMBRADO

Sabe aquelas frases que costumamos ouvir, tais como “muitas pessoas se lembram de Deus apenas quando precisam”. “Aquela pessoa só fala comigo quando precisa”. “Só da valor quando perde”. Pois então, isto também acontece com o marketing.

Muitas empresas se lembram do marketing apenas em momentos de crise, e neste momento, contratam empresas especializadas em comunicação para ajudar a resolver tais problemas. Depois de tudo estar normalizado, algumas empresas entendem que a comunicação é fundamental para a visibilidade e crescimento do seu negócio, não vivendo mais sem a comunicação. Em compensação, outras deixam de fazer a comunicação e obviamente cometem o mesmo erro em esperar a crise voltar para lembrar do marketing.

Um exemplo que acredito ser muito claro é o relacionamento entre um casal. Inicialmente ambos tem interesse um no outro, saem frequentemente, vão ao cinema, teatro, jantar, viajar e estão sempre juntos, a liberdade que um tem com o outro é imensa e a probabilidade deles ficarem juntos até que “a morte os separe” é enorme. Entretanto, existe outro tipo de casal em que o relacionamento é totalmente diferente, eles são mais distantes, um liga para o outro apenas quando “precisa”. O que irá acontecer com este relacionamento? Será duradouro assim como o outro?

O relacionamento entre a empresa e o cliente não é diferente. Para você ser sempre lembrado e respeitado é importante ter um relacionamento constante com todos os clientes ativos, inativos e potenciais. Quando falo relacionamento, não é ficar apenas se relacionando para comunicar sobre promoções, “venha nos visitar”, “você acaba de ganhar” e etc.

Claro que isto deve ser feito, mas para de fato ser interpretado da maneira adequada é preciso que tenha liberdade, assim como o casal que ficará juntos até que “a morte os separe”.

Você pode lembrar do aniversário do cliente, agradecer pela 1ª visita, desejar “Boas Festas”, ou seja, cuidar dele.
Desta maneira o cliente nunca o esquecerá e quando de fato ele receber um contato de sua empresa falando sobre promoções e descontos, ele não interpretará como “fala comigo só quando precisa”, porque ele já esta acostumado ao relacionamento, irá soar naturalmente.

Você precisa sempre do seu cliente!
Quem não aparece, não é visto, consequentemente não é lembrado.

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