1 de ago. de 2016

O timing certo!





A escolha do horário para envio das campanhas de e-mail marketing é um assunto muito debatido, justamente por sua importância e controvérsias.

Por isso vamos falar um pouco hoje sobre esta difícil escolha. Mas se você espera uma resposta simples e direta, vai se decepcionar, porque ela não existe!

Como quase tudo neste mundo, depende de alguns fatores. A primeira coisa que você precisa fazer é se dedicar a conhecer a fundo o seu público.

Você pode fazer isso tentando responder a algumas perguntas:

1. O seu público costuma trabalhar em escritório ou na rua?

Entender como é o dia a dia do seu comprador ideal é essencial.
Caso a maioria do seu público trabalhe em escritório,é provável que esteja utilizando um computador
ao longo do dia.

Isto aumenta as chances de abrir o seu e-mail em horário comercial, tanto no início do dia, como no
horário de intervalo (mais ou menos entre 12h e 14h). Neste caso, é interessante enviar suas
campanhas no início da manhã, por volta das 08h.

Se o seu público normalmente trabalha na rua, como por exemplo os professores, médicos e
representantes comerciais, é mais provável que eles acessem os seus e-mails na parte da noite.
Neste caso, uma boa ideia é enviar mais no final da tarde ou no início da noite.

2. Mensagem pessoal ou de trabalho?

Se você vende produtos que dizem respeito a uma rotina profissional (como artigos de escritório, por
exemplo), evite enviar seu e-mail marketing em períodos de descanso e lazer como à noite e aos
finais de semana: a chance deles irem parar no lixo é enorme quando são abertos fora do local e
horário de trabalho.

Por outro lado, se sua mensagem for de teor muito pessoal – ofertas de lingeries, por exemplo –, ela
pode ser inadequada para ser acessada no ambiente de trabalho, e acaba se perdendo quando chega
à caixa de entrada no meio do expediente.

3. O seu público trabalha com o produto/serviço que você vende?

Outro ponto importante é verificar se o seu público é varejo ou atacado.
Em caso de um público de atacado, você deve sempre enviar em horário comercial. Neste caso a dica
é enviar entre 09h e 10h pela manhã ou entre 13h e 14h à tarde.

Um envio no final da tarde, neste caso, poderá significar a exclusão da sua mensagem no meio de
muitas outras no dia seguinte!

4. Detecte o perfil de seus clientes

Segmentar o mailing é a solução, crie grupos diferentes de acordo com os perfis de cada um.

Conheça os gostos, desgostos e preferências de cada parcela de seu público-alvo, assim fica muito
mais fácil direcionar com mais assertividade seus disparos de e-mail marketing. Dessa maneira, os e-
mails que são enviados entram de acordo com o interesse de cada um, aumentando a taxa de
abertura e também o engajamento do contato com sua marca.

E aqui fica a importante dica final: assim que você encontrar o melhor horário, CRIE A ROTINA de
enviar SEMPRE neste mesmo horário! Isto vai acostumar o seu público, mesmo que de modo
inconsciente, e tende a fazer com que os seus resultados sejam cada vez melhores.

Que tal colocar as dicas em prática e ajustar o timing do seu e-mail marketing? Entre em contato com
a gente.

Fonte: E-mail Manager

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