31 de out. de 2016

Novembro Azul!


Uma atitude pode fazer toda diferença quando o assunto é sua vida!

Depois do Outubro Rosa, mês mundial da conscientização do Câncer de Mama agora é a vez do Novembro Azul a vez dos homens.

O Câncer de Próstata é uma doença silenciosa, que não costuma apresentar sintomas. A detecção precoce pode aumentar em 90% as chances de cura. No entanto, 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha na prevenção.

Diante deste cenário, a informação e conscientização são poderosas aliadas para mudarmos este quadro e as principais bandeiras do Novembro Azul.

Exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.

Um desses exames é o toque retal.

O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.

No mês de Novembro, procure seu urologista, faça o exame e declare seu amor à vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário