O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo.
O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado cedo, a doença tem cura.
Conhecer seu corpo e realizar visitas periódicas ao médico são atitudes essenciais para a prevenção.
Fatores de risco
Alguns fatores ajudam no desenvolvimento da doença: idade acima de 50 anos, histórico familiar, menopausa tardia, primeira gestação após os 30 anos, exposição significativa a raio X e dieta rica em gorduras. Faça o autoexame.
Continue com suas consultas periódicas e se verificar algo diferente, se dirija a seu ginecologista para averiguação do caso. A prevenção é sempre o melhor remédio e o outubro é só um lembrete que devemos ser todo rosa o ano todo.
Fonte: AMUCC
Nenhum comentário:
Postar um comentário